Desde pequeno tenho sido um apaixonado pela música cristã. Acredito que isto seja o resultado de uma série de influências; do meu pai, que foi tenor e solista em um coral, da minha tia Maria José, que foi uma soprano excepcional, abençoada com uma voz linda e potente e dos louvores entoados nos cultos em que estive presente por toda minha infância e adolescência.
Por volta dos 14 anos, comecei cantar em um coral de estudantes. Fiz parte deste coral por mais de um ano e depois passei a cantar em um quarteto. Apesar de ainda ser bem jovem, minha voz já estava formada e eu fazia o baixo.
Mas, ao entrar na faculdade de engenharia, por volta dos 19 anos, comecei a me afastar da minha comunidade religiosa e me envolver profundamente com os “prazeres” do mundão e cheguei a quase me tornar um ateu. Eu não lia mais a Bíblia, não orava e não ouvia músicas cristãs de jeito nenhum, mas quando passava em frente a uma igreja louvando, ou quando ouvia um cantor cristão na TV, meu coração tremia.
Profissionalmente, eu exercia o papel de professor de Física em cursos que preparavam jovens para o vestibular. Eu tinha o sonho de criar métodos de ensino pela internet, mas não tinha conhecimento suficiente para isto. Porém, em 2008, decidi encarar o desafio de voltar para a universidade e estudar computação. Durante 5 anos continuei lecionando Física, enquanto fazia esta nova faculdade.
Foi no final deste período, depois de uma crise profunda, que o Espírito Santo mais uma vez me impressionou fortemente e, então, não pude resistir mais e decidi voltar para os braços de Cristo. Minha esposa também decidiu se entregar a Jesus. Adotamos novos princípios que acreditávamos (e acreditamos) ser a vontade de Deus e entendemos que ela precisava deixar sua carreira como oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Terminei a faculdade de computação e, como a ajuda dela, começamos a colocar o projeto de ensinar pela internet em ação. Criamos um site de Física e durante alguns anos o alimentamos com bastante conteúdo relacionado à disciplina, além de criar redes sociais deste site no Facebook e Instagram. O projeto foi muito bem-sucedido. A página do Facebook chegou a ser umas das maiores do Brasil na disciplina de Física.
Depois de muitos anos de estudos e investimento financeiro, havia chegado a hora de darmos um salto maior para expandirmos o projeto e vivermos apenas dele. Tudo isto buscando orientação na Palavra e nas orações. Mas, então, ocorreu uma grande reviravolta.
A Fernanda, sobrinha da Patrícia, minha esposa, estava para fazer aniversário e ela queria muito aprender cantar. Então a Patrícia começou a buscar um curso de canto online para ela, que ensinasse música cristã. Durante a pesquisa, ela encontrou alguns cursos online que pareciam bons, mas nenhum deles era voltado para o público adolescente/jovem cristão. Minha esposa chegou a comprar um curso para a Fernanda, mas apesar do professor conhecer o canto e se posicionar como cristão, a filosofia do curso não era o que queríamos. Nós queríamos um curso para adolescentes e jovens cristãos; não um curso para qualquer um querendo aprender cantar qualquer tipo de música. Foi quando minha esposa, em espírito de oração, teve uma impressão muito forte que a levou a uma ideia. Ela acreditava que esta era uma impressão do Espírito Santo, mas ainda não tinha certeza disto. Continuou orando, pedindo orientação divina, até que se convenceu de que sua ideia era, de fato, a vontade de Deus para nós. Mas qual foi a ideia, você deve estar se perguntando?
Criar um curso online de canto cristão que pudesse ajudar a Fernanda e ajudar outros adolescente e jovens cristãos que tivessem a mesma necessidade. Minha esposa pensou – o Douglas não vai querer fazer isto. Ele é um professor de Física experiente, já bem estabelecido e investiu muito para aprimorar o ensino de Física e isto que estou pensando não tem nada a ver.
E não tinha mesmo. Jamais passou pela minha cabeça participar de um projeto como este. Não passava pela minha cabeça nem sequer voltar a cantar. Por causa dos anos de abuso com o álcool e cigarro, minhas pregas vocais não me permitem mais cantar com a qualidade que tinha quando jovem. Nem perto disto. E eu sou bastante exigente e não gosto de nada mal feito.
Mas minha esposa, plenamente convencida da vontade de Deus em relação a este projeto, orou pedindo que Deus colocasse isto também em meu coração. E tinha um outro fator. Enquanto estava tendo a ideia, ela pensou em um amigo para fazer parte do projeto como alguém responsável pela parte musical, o Prof. Matheus Davi. Ele é de uma família de músicos cristãos. Estudou Regência, Fonoaudiologia e fez Pós-graduação em Fundamentos da Voz. Ela também pediu para que Deus preparasse o coração dele para isto.
E foi assim. Deus colocou em meu coração e também no coração do Matheus que deveríamos encarar este desafio. Sabíamos que, no Brasil, não havia nada parecido com isto. Estávamos cientes dos obstáculos. Mas, na fé , partimos para a ação.
Quando Deus faz este tipo de coisa na vida das pessoas, ele enche o coração delas de convicção e força, prometendo estar a frente, orientando em tudo, mas ele não conta sobre as dificuldades (ou, então, é a gente que esquece do que Jesus disse – “no mundo, tereis aflições…”). Talvez para a gente não desanimar logo no começo; para a gente aprender a confiar nEle, de verdade. Foram muitas e muitas dificuldades para colocar o curso no ar. E muitas outras para mantê-lo. São tantas que elas são um capítulo a parte. Em uma outra oportunidade, talvez eu fale sobre elas.
Mas, com a graça de Deus, hoje o Canto Cristão Teen tem ajudado adolescente e jovens cristãos de diferentes lugares do Brasil (e temos até alunos adultos). Alguns deles tem histórias muito marcantes, como do Isaque, que é um menino de 9 anos de idade que nasceu com hidrocefalia congênita e autismo e que, hoje, por um milagre, é cheio de vida, alegria, inteligência, e amor pelo canto cristão. Como da Jhulyane, que teve leucemia aos 8 anos de idade e que hoje está curada. Como da Ester, de 8 anos, cuja mãe, a irmã Ana Maria, também é nossa aluna, e que teve uma gravidez de altíssimo risco. A perspectiva era de morte, mas Deus disse não para isto! Como a Sara, a Vitória, a Manuela, o Danilo, a Natália, a Milla, a Cristielle, a Lívia e outros. Cada um com suas características – suas dificuldades e seus sonhos. Todos muito especiais para nós. Sabemos da responsabilidade que Deus nos deu e procuramos fazer o melhor que podemos. E os resultados mostram que, apesar de nossas limitações como seres humanos falhos, Deus tem nos guiado. Vidas estão sendo transformadas para honra e glória dEle. Muito mais do que um novo trabalho, o Canto Cristão Teen se tornou uma missão – a missão de ensinar adolescentes e jovens cristãos a desenvolverem seu talento no canto, sem se machucar, e os ajudando a entender que o louvor é para Deus e não para eles.
Para encerrar o resumo de nossa história, fiquei pensando em colocar vários vídeos de vários de nossos alunos. Mas decidi colocar o vídeo do Isaque, contando um pouco de sua história. Como já disse, todos nossos alunos são muito especiais para nós, mas a história do Isaque é tão marcante que acredito que nossos alunos não vão ficar chateados por escolhê-lo para nos representar.
Para entrar em contato conosco pelo WhatsApp, aperte o botão.
Escola de Música Cristã © 2021 – Todos os direitos reservados
CNPJ – 38.119.140/0001-56
contato@escolademusicacrista.com.br